Vegetação
Costeira
PRAIA ARENOSA COM PRESENÇAS DE DUNAS – PRAIA DO CASSINO, LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL
O
Balneário do Cassino um dos mais antigos do estado do Rio Grande do Sul vêm
sofrendo com distintas pressões antrópicas desde meados do século XIX. Ao longo
dessa linda paisagem que a natureza presenteia o ser humano, e
caracterizando-a, encontra-se o cordão litorâneo de dunas costeiras (Carvalho
et al., 2003).
A
praia do Cassino localiza-se na costa sul do Rio Grande do Sul e é uma praia
arenosa com sistema de dunas costeiras frontais e pequena amplitude de marés.
Esta região é caracterizada por praias arenosas largas, com declividade suave e
uma zona de arrebentação bem desenvolvida. No limite norte da praia do Cassino
está os molhes da Barra da Laguna dos Patos, onde se concentram as
atividades industriais e portuárias, base da economia da região.
Sua
construção visou proteger a entrada e saída de navios do Porto e proteger o
canal da formação de bancos de areia.
Dunas
- Proteção costeira
As dunas garantem a proteção costeira e a preservação da vida selvagem,
no entanto, sabe-se que as atividades humanas interferem significativamente
neste ecossistema.
As
praias e dunas representam um enorme recurso ecológico, porém elas vêm
satisfazendo apenas os interesses sociais e econômicos, sem que haja a
preocupação de um gerenciamento costeiro adequado.
Alguns
impactos negativos contra dunas do cassino:
1. Extração de areia – É utilizada de maneira ilegal para construção
civil, servido como aterros para obras.
2.
A contínua herbivoria devido a frequente presença de gado, pastando
preferencialmente a principal espécie construtora das dunas (Panicum
racemosum). Pode reduzir a deposiçãode areia nas dunas frontais
3.
A presença de trilhas formadas pelo pisoteamento de pessoas é outro problema
encontrado no ambiente (Fig.3), devido à utilização das dunas como via
alternativa para chegarem à praia. Segundo Rosa (2007) este processo provoca um
alto grau de compactação do terreno, pois quando o solo se encontra compactado
ele costuma apresentar uma alta resistência à penetração, devido a grande
redução do índice de vazios no sedimento e um aumento significativo da sua
densidade volumétrica.
4. Deposição de poluentes e lixo - É importante mencionar
que poluentes ocasionais (derramamentos de óleo, produtos químicos, vazamentos
de navios) com grande tempo de resistência no meio ambiente e/ou pela alta
toxicidade podem, devido ao efeito acumulativo, comprometer o desenvolvimento
da vegetação e da fauna associada deste local. Outro fator é o problema do
lixo, que muitas vezes é lançado ao mar por embarcações ou simplesmente
deixados na praia por turistas ou usuários da praia, provocando um efeito
negativo sobre este ecossistema (Cordazzo et al., 2006) (Fig.4)
5.
Depósito de lama – Durante o inverno de 1998, ocorreu uma grande deposição de
lama sobre a Praia do Cassino, numa extensão de mais de 3 km (3.000 metros).
Este volume de lama foi retirado da praia e depositado junto às dunas
incipientes (Fig.5), causando inicialmente uma grande mortalidade da vegetação
natural, especialmente capotiragua (Blutaparon portulacoides) com uma redução
de 96% para 32% na frequência relativa da espécie (Fig.6)
Notícias Relacionadas:
Lama compromete sete quilômetros da Praia do Cassino
Causas do fenômeno dividem ambientalistas e responsáveis pelo Porto de Rio Grande
(Zero Hora)
Você sabia?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQTXlv9kb03ogABEK89y9rzIQH06r7Tmk0fAuhvHdrCr0XMOFJg4yxpzjDSp54162wj3L0lbS1fiqfpwO7sUNho5fd87NJBjNN2qWgel-9i8Li7P8QDOYFIzmORFatekHEpyMikVoLbp8/s1600/Captura+de+tela+inteira+02122014+202353.bmp.jpg)
Dados (FEPAM, 2009)
Causas
da presença de Espécies exóticas nas
dunas costeiras.
As principais causas da entrada de espécies exóticas foram 48,6% através da
galhação (poda e/ou jardinagem); 31,4% como espécies invasoras (ruderais), após
uma alteração no ambiente; 8,6% plantadas intencionalmente como fixadoras de
areia; 5,7% introduzidas junto com lixo doméstico e 5,7% introduzidas em outros
sistemas de dunas, mas por dispersão as espécies alcançaram a área de estudo e
encontraram um nicho disponível (ex. Cakile mariítima e Carpobrotus chilensis,
introduzidas nas dunas da região platense, respectivamente em meados dos
séculos XIX e XX) (Cordazzo et al., 2006).
Pra pensar:Toda
a descaracterização que vem ocorrendo no ambiente de dunas, na medida em que
não se sabe mais distinguir o que faz parte de um ambiente natural ou
modificado, implica numa alteração da concepção do ambiente, além disso,
provoca efeitos irreversíveis à flora e à fauna local.
Refletir é preciso...
Danos à vegetação costeira e estatística
Mês 01 = 10+ 5+ 3 = 18 = 6
______ __
3 3
Mês 02: 9+5+4 18 = 6
____ = __
3 3
é, o estrago na praia e dunas costeiras dos dois amiguinhos acima, não teve diminuição nem aumento na quantidade de lixo encontrada.Médias iguais.
O uso do blog como ferramenta pedagógica:
O uso do blog como material
pedagogico tem várias finalidades:
Troca de informações, o fortalecimento do saber, o despertar do lado criativo para se trabalhar nele. O blog é uma “propaganda” virtual do que está sendo estudado, podendo ser “visto” a qualquer momento. Tem um “q” de investigação , já que o aluno vai querer postar algo legal e novo, para isso ele mesmo vai pesquisar e buscar informaçoes e muitas vezes vai “criar” uma maneira original ao posta-la. Ficando mais envolvido com o tema abordado pra ser pôr no blog do que pedir que ele leia um livro. Acredito que o aluno de hoje precise de incentivos novos para capturar sua atençao e o blog tem tudo para dar certo. Testando teremos respostas.
Troca de informações, o fortalecimento do saber, o despertar do lado criativo para se trabalhar nele. O blog é uma “propaganda” virtual do que está sendo estudado, podendo ser “visto” a qualquer momento. Tem um “q” de investigação , já que o aluno vai querer postar algo legal e novo, para isso ele mesmo vai pesquisar e buscar informaçoes e muitas vezes vai “criar” uma maneira original ao posta-la. Ficando mais envolvido com o tema abordado pra ser pôr no blog do que pedir que ele leia um livro. Acredito que o aluno de hoje precise de incentivos novos para capturar sua atençao e o blog tem tudo para dar certo. Testando teremos respostas.
Componentes do grupo: Juliana de Oliveira e Leudegar Behling
Fontes de pesquisa:
criancas.uol.com.br/atividades/crie-sua-hq.jhtm
e material disponibilizado sobre estatisticas no semestre.
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